Contos: Sereias

                     Ola meus amores hoje trouxe para vocês um conto, quem nunca ouviu falar sobre sereias.
               Sereia é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe. É provável que o mito tenha tido origem em relatos de existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados com sirênios.
                  Filhas do rio achelous e da musa Terpíscore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e as costas da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraiam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisseia de Homero, conseguiu salvar se por que colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou se ao mastro de seu navio, para poder ouvi las sem poder aproximar se. As sereias reperesentavam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
              Na Grécia antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham ás harpias,mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única. Diz a lenda que para derrotar o encanto da sereia, seria cantar melhor que ela, em 1917, Franz Kafka escreveu um  no conto                
 O silêncio das sereias: As sereias possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto, seu silêncio.
           
              Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:
                                             
Pisinoe ( Controladoras de mentes )
    
                                                 Thelxiepia ( Cantora que enfeitiça  )
                                                         Ligeia ( Doce sonoridade ) 
                                             Espero que gostem, beijo beijo.

0 comentários:

Postar um comentário