Cosme e Damião

                     Olá amorecos, hoje vim falar pra vocês sobre a historia de são Cosme e Damião
      Bom, a historia conta que Cosme e Damião eram filhos de uma família cristã árabe, seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III. Os irmãos gêmios estudaram medicina na Siria e exerciam a profissão gratuitamente.Acusados de feitiçaria ouve se que tentaram mata los de varias formas mais não conseguiram. Por fim foram degolados, entre seus milagres estão a cura e a materialização ( após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.
                    São associados aos ibejís, divindades gêmeas do Candomblé.Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos '' Correspondem'' a entidades infantis nos cultos afro brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela maior parte de seus devotos: Santos meninos.
                Pessoas devotas, crianças, católicos, pais de santo, babalorixás, vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da liberdade, precisamente a paróquia Santos Cosme e Damião, no dia 27 de setembro. Durante todo o dia são Cosme e são Damião,são varias celebrações com procissão, missas durante o dia em uma celebração do Cardeal a noite.


               Os devotos de são Cosme e Damião costumam a dar caruru em suas casas durante o mês de setembro e principalmente no seu dia: 27 de setembro. A festa já começa durante os preparativos, e mexe com todo comercio de feira em Salvador, quando se tem uma procura maior dos ingredientes para grande festa é quando a família se reúne para cortar os quiabos,preparar os temperos  torrar e triturar o amendoim e a castanha, temperar a galinha e fazer sus pedidos. A quantidade dos quiabos do caruru, geralmente chega aos milhares, a depender da promessa, devem ser cortados por quem está oferecendo, mas vale a ajuda de participantes voluntários que também fazem a sua reza e pedidos aos santos gêmeos. 
                       caruru por emile


caruru de São Cosme e São Damião


CB- CARURU1
Viva são Cosme e Damião.

0 comentários:

Postar um comentário